sábado, 23 de julho de 2011

Relato e socialização de experiências de uso de tecnologias no currículo.

     Certamente o uso de computadores e Internet nas atividades curriculares está  revolucionando a forma de pensar e de trabalhar de milhares de professores, pois trouxeram um mundo novo de possibilidades e de conhecimentos a serem descobertos.
     A princípio muitos professores podem apresentar resistência a essas novas tecnologias, pois estamos acostumados com as aulas expositivas e com recursos tradicionais como TV, DVD, retropojetor, vídeo, mas as mudanças sociais estão exigindo que atualizem sua forma de ensinar e aprender.
     O uso dessas novas tecnologias diretamente com os alunos ainda é  uma realidade bastante distante em nosso município, visto que a maioria das escolas não possui laboratório de informática, mas elas seriam muito importantes e tornariam as aulas mais atraentes e prazerosas. O aluno se tornaria mais independente na busca e construção do conhecimento.
     Ao permitir ao aluno, acesso aos computadores e Internet precisaremos dar maior atenção aos conteúdos estabelecidos no currículo para que não percamos o foco em meio a tantos conhecimentos novos. Deveremos ficar atentos também aos conteúdos impróprios para cada idade e observarmos o comportamento do aluno como usuário da rede mundial de computadores. A violência e a pornografia devem ser preocupações constantes tanto para escola quanto para a família.
     O acesso a computadores e Internet possibilitará aos professores criar novas estratégias de ensino que potencializem a aprendizagem dos alunos, levando-os a transformarem informações em novos conhecimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário