sábado, 23 de julho de 2011

Fórum e Biblioteca: Execução da atividade planejada.

Plano de aula reelaborado.

Ao colocarmos em prática o plano de aula referente aos biomas brasileiros, pudemos perceber que alguns pontos não saíram conforme o planejado e que, portanto poderiam ser modificados e melhorados.
   O tempo estipulado para a execução do projeto foi muito curto para abranger um conteúdo tão amplo, assim sugerimos que sejam reservados no mínimo oito módulos de 50 minutos e não apenas quatro.
       Também notamos que se o filme Tayná tivesse sido exibido na 1ª etapa do projeto seria mais enriquecedora, pois os alunos poderiam formar um conceito sobre a Floresta Amazônica, antes de estudá-la.
         Poderia também pedir que, para aqueles que têm acesso à internet, fizessem uma pesquisa sobre os biomas brasileiros e trouxessem as informações mais interessantes para compartilhar com os colegas.
         Dessa maneira o plano de aula ficaria estruturado da seguinte maneira:
Tema: Biomas brasileiros – a floresta amazônica e a mata atlântica.
Turma: 5º ANO
Duração: Oito módulos de 50 minutos.
Objetivos:
·        Entender que a vegetação brasileira se modificou com a ocupação humana, e grande parte dos biomas foi devastado.
·        Identificar as principais características da floresta amazônica e da mata atlântica, valorizando sua diversidade e conhecendo os principais problemas que as afetam.
·        Conhecer alguns exemplos da fauna e flora típicas desses biomas.
·        Caracterizar os principais elementos da paisagem amazônica: a vegetação e os rios.
·        Conhecer os modos de vida dos povos que habitam a floresta amazônica.
·        Refletir sobre os problemas que ocorrem na floresta amazônica e nos remanescentes de mata atlântica.
·        Desenvolver atitudes que contribuam para o desenvolvimento sustentável do planeta e para a preservação do meio ambiente.
Etapas da atividade:
1ª etapa: Exibição do filme TAYNÁ: Uma aventura na Floresta Amazônica.
2ª etapa: Pesquisa na internet sobre o tema.
3ª etapa: Conversar com os alunos sobre a floresta amazônica e sobre a mata atlântica para identificar seus conhecimentos prévios sobre o tema.
4ª etapa: Fazer um estudo do conteúdo proposto nos livros didáticos de ciências e geografia pois ambos tratam do mesmo assunto, porem com abordagens diferentes.
- Ciências: Projeto Pitanguá. Ed Moderna – 5º ano 
- Geografia: Projeto Buriti. Ed Moderna – 5º ano.
5ª etapa: Exibição de alguns temas do DVDescola – volume II (MEIO AMBIENTE).
- A árvore da borracha
- Parques e reservas: Corredor Ecológico da Amazônia
- Ecossistemas: Várzea Amazônica
6ª etapa: Exibição do filme
7ª etapa: Atividades didáticas direcionadas. (mapas, textos, caça-palavras, cruzadinha, desenhos, etc).
Recursos necessários:
·        Data show.
·        Livro tv e dvd.
·        Didático.
·        Papel ofício.
·        Lápis e borracha.
Avaliação:
A avaliação acontecerá durante a realização das atividades, valorizando sempre a participação dos alunos através da expressão oral, escrita e artística. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário