Tipos de solo
Essa atividade poderá ser aplicada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, Duas (2) aulas.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Os alunos poderão aprender com estas aulas que existem diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles.
Motivação:
O professor deve aula dizendo aos alunos que tudo o que existe na natureza é alvo de estudos do homem, pelo fato de que tudo o que existe nela exerce influência de alguma forma em sua vida, como é o caso dos solos.
O professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem qual a importância que o solo tem para a vida deles. Após ouvir a opinião dos alunos, sugerimos que o professor apresente a reportagem (conforme link abaixo) aos alunos, para que possam perceber a importância que o solo tem na vida do ser humano. Com esta reportagem, os alunos poderão perceber que o tipo de solo exerce influência importante e, pode até mesmo causar desastres como no exemplo da reportagem. O texto traz informações sobre um determinado estado do Brasil (Santa Catarina), fato este que faz com que a aula seja interdisciplinar, uma vez que o professor pode levar à sala de aula mapas, entre outros materiais para que os alunos tenham subsídios para o trabalho com a disciplina de geografia, por exemplo.
Recursos utilizados:
- Três amostras de solo: areia, argila e húmus
- Papel ofício, lápis
- Garrafas pet (para confeccionar os funis)
Desenvolvimento
Atividade 1
O professor deverá colocar em uma mesa (se possível uma mesa grande) os materiais trazidos pelos alunos - um pouco de terra (amostra dela). Cada amostra poderá estar em um prato, ou até mesmo sobre folhas de jornal.
Sugerimos que, se possível, que cada saco de terra tenha a informação de onde foi retirada, por exemplo, do jardim, do quintal, do sítio etc.
Após isto, os alunos deverão ser separados em grupos, e estes podem ser formados com até 03 integrantes.
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos, em grupos, comparem as seguintes características das terras dispostas na mesa:
- Cor (diferença entre os tons – avermelhados, pretos, marrons claros e escuros, amarelados e etc);
- Consistência (observar se as terras estão mais úmidas ou mais secas, mais ou menos porosa);
- Cor (diferença entre os tons – avermelhados, pretos, marrons claros e escuros, amarelados e etc);
- Consistência (observar se as terras estão mais úmidas ou mais secas, mais ou menos porosa);
- Entre outros diferenças que constatarem.
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